A Pastoral do Dízimo é um jeito novo de entender  o conjunto de ações que envolvem o comprometimento e a pertença dos fieis batizados de um comunidade ou paróquia e que tem na oferta mensal do dízimo sua culminância,  como gesto de Ação de graças a Deus por tudo o que Ele nos tem dado.

Esta  pastoral é de fundamental importância na vida de uma paróquia. Sua abrangência inclui o povo de Deus de uma comunidade, uma equipe de coordenação e um grupo de missionários que atuam como animadores desta pastoral. Sua importância se equivale as demais pastorais como:  Catequese, Liturgia, Batismo, matrimônio e outras pastorais de uma paróquia.

A Pastoral do Dízimo, em sua finalidade abrange basicamente três dimensões: Religiosa, isto é, supre as necessidades pastorais e serviços prestados no âmbito de uma paróquia; Missionária, isto é, voltada para as necessidades missionárias da Igreja, em especial na missão “ad gentes” e a dimensão Social,  isto é,  em sua preocupação com as necessidades dos pobres da paróquia ou outros.

Em nossa paróquia a pastoral do dízimo está estruturada conforme o que foi exposto nos parágrafos anteriores, ou seja: dizimistas, Coordenação da pastoral e um grupo de missionários da pastoral do dízimo.

A comunidade definiu o um fim de semana para realizar o gesto de oferta do dízimo nas celebrações litúrgicas.  Os fieis que não puderem fazer a oferta  no respectivo  fim de semana, poderão fazê-lo em outras celebrações. Obs.: Entre em contato com a paróquia para saber qual será o fim de semana.

Os envelopes das ofertas serão encaminhados à família nas semanas que antecedem o fim de semana  das ofertas.

Nas celebrações priorizamos comentários e cantos que ajudem aprofundar o sentido deste gesto na vida do cristão.

ORAÇÃO DO DIZIMISTA

Recebei, Senhor, a minha oferta. Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento, pois se tenho algo, é porque Vós me destes. Amém!

Total291962