A Pastoral do Batismo é o conjunto de atividades realizadas na comunidade de fé (Igreja) e inclui  os neobatizandos,  seus pais e padrinhos que procuram a Igreja para realizarem a celebração do Sacramento do Batismo.

Cabe as lideranças  responsáveis desta pastoral  acolher, informar e preparar a todos que  procuram sacramento do batismo na comunidade.

Os primeiros contatos dos interessados devem ser feitos junto à Secretaria Paroquial, onde serão feitos os demais encaminhamentos. As lideranças responsáveis por esta pastoral realizarão com as famílias as diversas etapas da preparação e o encaminhamento para a Celebração do sacramento, conforme prevê a Iniciação a Vida Cristã (IVC).

A preparação deste sacramento se dá em torno dos temas: Família, como base de toda educação cristã;  Igreja-comunidade,  lugar do compromisso e pertença e do sacramento do batismo como graça e seu significado em vista da salvação.

Em nossa comunidade há quatro momentos até a celebração do sacramento, isto é, inscrição da neobatizando para a recepção do sacramento, (nos primeiro dias de cada mês)  formação para pais e padrinhos, (no dia que segue o final da inscrição) apresentação dos neobatizando à comunidade (na celebração das 16hs. do penúltimo sábado do mês)  e a realização do rito do batismo. (na celebração às 16hs. do último sábado do mês).

Procedimentos práticos:

• No ato da inscrição apresentar certidão de nascimento do neobatizando (criança)
  • Contribuir com uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais).
  • Informar o nome dos padrinhos. É necessário apenas um casal de padrinhos. Pode haver outros que serão apenas testemunhas.
  • Aconselhamos que os pais que procurem o batismo, dêem preferência para a paróquia mais próxima de sua casa.
  • Recomenda-se que os pais que solicitam o batismo de seus filhos sejam dizimistas em sua comunidade.

Determinações previstas no Direito Canônico da Igreja:

• Os pais, se possível, estejam unidos pelo sacramento do matrimônio.
  • Mães sozinhas (solteiras) podem procurar a Igreja para batizar seus filhos.
  • Os padrinhos devem ser crismados e terem idade superior a 16 anos.
  • Os padrinhos devem confessar a mesma fé na religião em que o neobatizando será batizado.
  • Se já aconteceu um batizado anterior em uma das religiões nomeadas abaixo, não há necessidade de um novo batismo.
  • Há situação em que houve batismo em casa. Estes batismos somete serão validados nas situações em que a criança vinha a falecer antes de receber o batismo na comunidade.

Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por esta razão, um cristão batizado numa delas não pode ser normalmente rebatizado, nem sequer sob condição. Essas Igrejas são:

a) Igrejas Orientais (“Ortodoxas”, que não estão em comunhão plena com a Igreja católico-romana, das quais, pelo menos, seis se encontram presentes no Brasil); b) Igreja vétero-católica; c) Igreja Episcopal do Brasil (“Anglicanos”); d) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);e) Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB);f) Igreja Metodista.

Há diversas Igrejas nas quais, embora não se justifique nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido à concepção teológica que têm do batismo – p.ex., que o batismo não justifica e, por isso, não é tão necessário -, alguns de seus pastores, segundo parece, não manifestam sempre urgência em batizar seus fiéis ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito: também nesses casos, quando há garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas Igrejas, não se pode rebatizar, nem sob condição. Essas Igrejas são:
a) Igrejas presbiterianas;b) Igrejas batistas;c) Igrejas congregacionalistas;d) Igrejas adventistas;
e) a maioria das Igrejas pentecostais (Assembléia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Deus é Amor, Igreja Pentecostal “O Brasil para Cristo”);f. Exército da Salvação (este grupo não costuma batizar, mas quando o faz, realiza-o de modo válido quanto ao rito).

Há Igrejas de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e, por essa razão, requer-se, como norma geral, a administração de um novo batismo, sob condição.

Essas Igrejas são: a) Igreja Pentecostal Unida do Brasil (esta Igreja batiza apenas “em nome do Senhor Jesus”, e são em nome da Santíssima Trindade);b) “Igrejas Brasileiras” (embora não se possa levantar nenhuma objeção quanto à matéria ou à forma empregadas pelas “Igrejas Brasileiras”, contudo, pode-se e deve-se duvidar da intenção de seus ministros; conforme Comunicado Mensal da CNBB, setembro de 1973, p. 1227, c, nº 4; cf.também, no Guia Ecumênico, o verbete “Brasileiras, Igrejas”);c) Mórmons (negam a divindade de Cristo, no sentido autêntico e, consequentemente, o seu papel redentor).

Com certeza, batizam invalidamente:

a) Testemunhas de Jeová (negam a fé na Trindade);b) Ciência Cristã (o rito que pratica, sob o nome de batismo, tem matéria e forma certamente inválidas. Algo semelhante se pode dizer de certos ritos que, sob o nome de batismo, são praticados por alguns grupos religiosos não-cristãos, como a Umbanda).”

Obs.:

1. Segundo recomendações das dioceses do Rio Grande do Sul, os batizados são poderão ser realizados em Igrejas reconhecidas pelas respectivas dioceses. Não serão realizados batizados em salões de festa, clubes, restaurantes ou similares.
  2. Situações especiais são serão aceitas com a devida licença do bispo da diocese.
  3. Situações não contempladas nas informações acima, os interessados deverão procurar o pároco da sua paróquia.

PASTORAL DO BATISMO  - CALENDÁRIO 2017

Paróquia Cristo Redentor - POA