O Ministério extraordinário da Sagrada Comunhão é um ministério instituído pela Igreja Católica. Sua função na comunidade é auxiliar o pároco e vigário paroquial nos seguintes serviços pastorais: preparar o altar nas celebrações, distribuir a eucaristia nas celebrações, abençoar pessoas e em especial levar a eucaristia aos enfermos e idosos impossibilitados de participar nas Celebrações.

Os cristãos/ãs instituídos neste ministério recebem este serviço mediante uma preparação adequada promovida pela diocese, após apresentação do pároco. No que se refere à formação continuada ministros e ministras devem se reunir ao menos três vezes ao ano, participar de um retiro anual e sempre que possível participar da reuniões litúrgicas promovidas pela comunidade.

O ministério da Sagrada Comunhão, por fazer parte dos ministérios da Igreja, a mesma, por seus legítimos representantes, poderá a qualquer tempo, após consulta do Conselho Paroquial de Pastoral e comunidade, suspender temporariamente ou em definitivo o ministério a ministros/as, se assim achar oportuno.
Candidatos/as ao ministério podem ser todos/as cristãos, crismados, acima de 16 anos e que tenham senso de comunidade e pertença a mesma. O candidato/a fará contato com o pároco que por sua vez o apresentará a coordenação diocesana de Ministros.
Se você quer fazer parte do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, entre em contato com o pároco, ou procure a coordenação dos ministros da comunidade.

Em nossa paróquia os ministro/as reúnem-se a cada dois meses para formação. Os ministros/as mensalmente participam em uma escala para atuarem nas . Todos os ministros/as também são convidados a participar semanalmente da reunião da liturgia da comunidade.
Os/as ministros/as visitam regularmente pessoas idosas e enfermas em sua casas para lhes levar a eucaristia.