É um movimento da Igreja Católica, existente em várias Paróquias nos estados do sul do Brasil (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), destinado a propiciar formação moral, ética e, acima de tudo, religiosa para crianças e jovens de 10 a 13 anos de idade. O termo ONDA é uma sigla para Objetivos Novos Do Apostolado, e quer nos indicar que as crianças podem nos auxiliar a conhecer um pouco melhor a Deus. O movimento foi derivado de um curso criado pelo Pe. Roberto Aripe (Chiru), quando este identificou uma forte necessidade de dar continuidade na perseverança das crianças que faziam, ou estavam participando da catequese de Primeira Eucaristia, fortalecendo-as na fé e no seu apostolado junto às suas famílias.

O movimento tem como lema “JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM” A partir de 1998, o ONDA se transforma em um Movimento Diocesano,
O curso do ONDA em si tem duração de três dias e, através de atividades, liturgia, brincadeiras e músicas, convida as crianças a refletirem um pouco sobre o mundo, a família, Deus e a Igreja. Após o curso estes pequenos são convidados a participar de reuniões semanais de perseverança que são conduzidas por “tios” voluntários da própria paróquia e jovens que cresceram dentro do movimento.

Quando algum jovem perseverante atinge a idade superior a faixa etária estipulada para o ONDA pode, com o aval dos “tios” e pároco local, seguir participando do movimento desde que esteja disposto a auxiliar na condução dos encontros e do curso. Existem para estes casos outros retiros (cursos) de formação intitulados REMO e REDE, que visam preparar estes jovens para junto com os demais envolvidos na paróquia fortalecerem o ideal de acolhimento e evangelização das crianças.

Em nossa paróquia os encontros acontecem semanalmente e suas atividades consistem em momentos de oração, formação e brincadeiras. Participam também de atividades integradas com outras paróquias da diocese. A inserção dos adolescentes no movimento se dá em diversos momentos segundo organização própria do ONDA.

· Como surgiu o ONDA?

Surgiu por inspiração do Padre José Miguel, que, na oportunidade, atuava na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a finalidade de alcançar os objetivos e valores abaixo.

O movimento tem como padroeiro o Menino Jesus de Praga.

· Que é o ONDA?

O ONDA é um Movimento de Igreja, constituído por jovens, casais de tios, pais e padre. Busca despertar nos jovens a decisão de serem um sinal evangelizador presente e atuante nas famílias, nas comunidades escolares, ou onde os jovens vivem e convivem. É um Movimento que, dentro de seus objetivos, leva a despertar o espírito de liderança e demais dons natos. Visa também dar continuidade à formação catequética de seus membros.

· Para quem se destina?

O ONDA é destinado a todos os jovens que já fizeram a primeira Comunhão e que tenham até 14 anos de idade.

Total291961