Movimentos eclesiais são agrupamentos de fiéis da Igreja Católica organizados de acordo com as dioceses ou independentemente, previstos no Código de Direito Canônico. Os movimentos eclesiais podem ou não ter estatuto próprio. Existem de vários modos, de acordo com uma necessidade local da Igreja ou mesmo do tempo em que vivem. Os movimentos caracterizam-se por agirem com mais liberdade do que as associações de fiéis (privadas ou públicas) tanto no agir pastoral quanto na participação de novos membros.

São grupos que reúnem casais, jovens e outras pessoas para propor um caminho para seguir Jesus. Muitos são engajados em comunidades. Outros fazem um caminho mais autônomo. Integrá-los é uma missão para tornar a paróquia mais rica em serviços, ministérios e testemunho. Geralmente, estão ligadas ao bispo diocesano e precisam estar vinculadas à diocese e ao seu plano de pastoral. É importante integrá-las à paróquia e oferecer oportunidades para crescer na comunhão e missão de toda a Igreja. Estejam atentas ao perigo do fechamento e de caminhar de forma paralela com a paróquia e à diocese. ( Doc. Comunidade de Comunidades).

Total291963