Fone: (51) 9927 0661 - VIVO / Whatsapp

Dependência Química - Orientação para os pais

Uma das maiores preocupações entre os pais é sobre o perigo de um filho(a) experimentar drogas. Caso apareça a suspeita ou confirmação do uso, pode ocasionar medo, desespero e desorganização na família. Muitos pensam imediatamente em internar em clínicas ou Comunidades Terapêuticas com a intenção de salvar.

Recomendo que antes de internar seu familiar, procurem um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra (experientes nesta problemática), para poderem identificar o conflito ou a doença psicológica que levou ao uso de drogas. É fundamental ter o diagnóstico da doença psicológica para que o profissional especializado possa conduzir um tratamento específico e individualizado.

O responsável que é bem orientado por profissional especializado adquire mais confiança no manejo com o seu familiar que está doente. Já o responsável que não tem um a boa orientação, pode provocar sucessivas recaídas e, consequentemente, piora no tratamento. Também, considero de fundamental importância que tenham orientação espiritual.

Psicoterapia para:

• crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem;
  • adultos;
  • dependentes químicos e orientação aos familiares;
  • idosos, atendimento domiciliar também com fonoaudióloga e nutricionista.

Palestras:

• sobre prevenção e tratamento de problemas relacionados à dependência química;
  • em escolas, igrejas e empresas